Pular para o conteúdo
Início » Securitizadora e Factoring: saiba o que são e suas diferenças!

Securitizadora e Factoring: saiba o que são e suas diferenças!

Você tem uma empresa e está precisando de capital de giro, mas só vai receber parcelado daqui a alguns meses? Então você precisa conhecer a securitizadora e o factoring.

Ambos os tipos de operações trabalham com o adiantamento de recebíveis para empresas de micro, pequeno e médio porte, entretanto cada uma delas possui suas particularidades.

As operações de factoring, por exemplo, também são conhecidas como operações de fomento mercantil, que permitem às empresas gerar economia, balancear o fluxo de caixa e uma série de outras vantagens.

A securitizadora e o factoring são operações que podem ser usadas em momentos específicos dentro das empresas, como os períodos de crise, por exemplo.

De acordo com o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (SINFAC-SP), muitas empresas garantiram sua presença no mercado na crise internacional de 2008 graças ao incentivo do fomento mercantil.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como a securitizadora e o factoring podem beneficiar o seu negócio? Então, continue a leitura e confira!

O que é factoring?

O factoring ou fomento mercantil é uma operação de crédito para empresas com o propósito de oferecer liquidez financeira a instituições de pequeno porte por meio da compra de direitos creditórios.

Para os negócios que buscam o serviço, a operação consiste, basicamente, em negociar os recebíveis a prazo, mas receber o valor à vista com desconto do fator – taxa cobrada pela empresa de factoring.

A operação é feita por empresas de factoring, que se diferem de bancos e financeiras e não seguem as mesmas regras e limitações dessas instituições.

Como funciona a operação factoring?

securitizadora e factoring: quais as diferenças?

Antes de entender como funciona a operação de factoring, vamos entender as partes envolvidas nessa operação. São três:

  • Empresa 1 - a empresa que fez uma operação com o cliente e iria receber o dinheiro das vendas em 30, 60 e 90 dias, mas transformou seus recebíveis em crédito e agora vai receber o valor à vista;
  • Empresa 2 - a empresa ou pessoa física que comprou da empresa 1 e vai realizar os pagamentos parcelados à empresa 3.
  • Empresa 3 - a empresa que comprou os recebíveis e vai realizar o pagamento à vista à empresa 1.

A empresa 1 é chamada de cedente, aderente ou empresa fomentada. Ela precisa de dinheiro para movimentar seu fluxo de caixa e, por isso, recorre ao factoring.

A empresa 2 – que também pode ser pessoa física – é chamada de sacado ou devedor. É ela que vai pagar a dívida a prazo à empresa de factoring.

Por fim, a empresa 3 é a factoring ou empresa fomentadora, que compra o crédito da empresa 1, pagando a ela o valor à vista.

A factoring pode comprar duplicatas e cheques das empresas. A duplicata, nada mais é do que a cópia da fatura. Esse documento é tido como um título de crédito, que possui valor jurídico.

O que é securitização?

A securitização é o processo de negociação de dívidas com investidores, com a intermediação de uma securitizadora.

Comum no mercado financeiro, a operação ocorre na medida em que a securitizadora transforma as contas em títulos negociáveis.

A securitizadora tem como foco empresas promissoras que tendem a gerar lucro e a negociação pode ocorrer a partir de duplicatas, cheques, financiamentos, parcelamentos, aluguéis, empréstimos, dentre outros.

O risco para os investidores é alto, pois eles compram as dívidas e correm o risco de não serem pagos. Entretanto, esse risco é compensado pelos juros mais interessantes do que os de outras aplicações.

Como funciona a securitização?

O princípio da securitização e factoring é o mesmo, isto é, a compra e venda de recebíveis.

Da mesma forma que no factoring, uma empresa que precisa de capital pode negociar suas dívidas com uma securitizadora e antecipar o dinheiro que tem a receber.

A partir do momento que a securitizadora compra essa dívida ela passa a ser detentora dos títulos e vai vendê-los a investidores.

Existem 3 partes envolvidas no processo de securitização:

  1. Credor ou cedente - a empresa que tem contas a receber e que precisa do dinheiro à vista;
  2. Securitizadora - a empresa que compra os recebíveis, paga o credor e transforma os recebíveis em crédito para repassar ao investidor. 
  3. Investidor - é quem compra os títulos e assume o risco da dívida.

Existem diferentes títulos de securitização, como o Certificado de Recebíveis, Debêntures e o Fundos de Investimento em Direitos Creditórios ou mais conhecido como FIDC.

Qual a diferença entre securitizadora e factoring?

Uma das principais diferenças entre securitizadora e factoring é que a primeira não pode captar recursos de investidores e trabalha apenas com capital próprio.

Já as securitizadoras têm como principal objetivo a venda de recebíveis para investidores e a realização de negócios relativos a eles.

A factoring e a securitizadora possuem semelhanças quanto à forma de compra dos recebíveis, mas não quanto à forma de operacionalizar e vender.

Os dois tipos de empresa também são regulados por leis distintas e possuem direitos e deveres diferentes quanto à carga tributária e custo operacional.

A factoring é respaldada pelo Código Comercial nos artigos 191 a 220, que fala sobre a compra de direitos creditórios. Enquanto as securitizadoras são reguladas e fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

Quais as vantagens de contratar uma empresa factoring?

securitizadora factoring

Agora que você já sabe como funciona a factoring e a securitizadora, vamos entender também como a factoring pode ser muito vantajosa para o empreendedor.

Agilidade

Existem muitas vantagens de contar com os serviços de uma empresa factoring. A primeira delas é a agilidade no pagamento. 

Uma empresa de factoring é a sua melhor opção no desconto de duplicatas, pois gera capital na mão para que a empresa possa dar continuidade às suas operações.

Micro e pequenas empresas, por exemplo, que ainda estão se estruturando e se estabelecendo no mercado não podem correr o risco de uma inadimplência, ou mesmo, ter que aguardar 60 e até 90 dias para um pagamento.

Um negócio não pode parar por falta de dinheiro e, muito menos, não ter valor em caixa para pagar funcionários e cumprir com outras de suas obrigações.

Taxas mais vantajosas

Ao negociar com uma factoring, outra vantagem são as taxas menores que as de bancos e financeiras.

Geralmente, esses locais contam com uma série de taxas implícitas, e cobrança de tarifas, isso sem contar na demora da aprovação do crédito.

Em uma empresa de factoring há clareza no momento de fechar o negócio e durante todo o processo.

Redução da inadimplência

Como a cobrança será feita diretamente pela empresa fomentadora, pode haver uma redução na inadimplência, já que há um preparo e maior experiência das empresas de factoring na área de cobranças.

A empresa fomentadora também pode assumir o risco da negociação, a depender do modelo de factoring adotado.

Como a antecipação de recebíveis pode ajudar uma empresa?

A antecipação de recebíveis fornecida por securitizadoras e factoring pode ajudar a empresa a ter ganhos em produtividade, a melhorar o seu planejamento financeiro e até garantir a saúde financeira do negócio.

O dinheiro a ser recebido já é da empresa, a única diferença é que ele será antecipado ao empreendedor.

É diferente de solicitar um empréstimo, o qual deverá ser pago com  um dinheiro que a empresa ainda não possui.

No empréstimo, por exemplo, o banco ou financeira avalia os riscos e cobra uma taxa de juros que é baseada no risco que a instituição está assumindo.

No caso da factoring, como o dinheiro já é da cedente, o risco de inadimplência é muito reduzido, o que beneficia ambos os lados da operação.

Com maior liquidez dentro do caixa, a empresa consegue manter suas contas em dia e regularizar o fluxo do caixa. Dessa forma, é mais fácil de organizar e planejar suas próximas ações.

Na Optacred, você consegue antecipar seus recebíveis, vendendo a prazo e recebendo seu dinheiro à vista.

Nós analisamos o seu cadastro dentro de apenas 24h e suas duplicatas são pagas no mesmo dia útil.

Atuamos há mais de 25 anos ajudando as empresas a melhorarem seu fluxo de caixa.

Conte com a Optacred e garanta um bom fluxo de caixa para a sua empresa!

Conclusão

Securitizadoras e factoring são dois tipos de empresas que trabalham com antecipação de recebíveis e beneficiam empresas em diversos momentos.

Ambas as operações possuem princípios iguais, mas finalidades diferentes. A antecipação de recebíveis é feita por ambos os tipos de operações, mas existem várias distinções na forma como cada empresa opera.

As securitizadoras, por exemplo, trabalham com capital de investidores, já as empresas de factoring com capital próprio.

Essa é uma das principais diferenças entre elas, mas também existem leis e órgãos distintos que regem cada uma.

Seja como for, ambas as operações podem ser benéficas a uma empresa e oferecer muitas vantagens a empresas que têm o crescimento como principal objetivo.

E você, já conhecia essas operações e a maneira como funcionam as empresas securitizadoras e de factoring?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: