Pular para o conteúdo
Início » O que é factoring? Entenda como funciona e quais são as principais vantagens

O que é factoring? Entenda como funciona e quais são as principais vantagens

Você sabe o que é factoring ou fomento mercantil? É uma operação financeira que impulsiona o crescimento de pequenas e médias empresas, oferecendo a compra de créditos ligados às vendas a prazo. 

O seu principal objetivo é proporcionar liquidez financeira aos empreendimentos de pequeno e médio porte, auxiliando para que as empresas tenham capital de giro.

Segundo um levantamento do SINFAC-SP, as operações das factorings cresceram 12,12% em maio de 2021. Com isso, percebe-se que cada vez mais empresas estão utilizando o factoring.

Neste artigo você saberá:

  • Factoring o que é e como funciona?
  • Como utilizá-lo na minha empresa? 
  • Contrato de factoring o que é? 
  • Empresa de factoring o que é? 
  • Quais as vantagens de utilizar essa operação financeira? 
  • E qual é a sua origem?

Continue lendo que vamos responder todas essas perguntas e explicar o que é o factoring.

Entenda o que é factoring

O factoring é uma operação financeira voltada para micro, pequenas e médias empresas que realizam vendas a prazo, mas precisam do dinheiro à vista para cumprir com as suas obrigações.

Ele é oferecido por instituições comerciais que adquirem direitos via duplicatas, cheques ou recebíveis de cartão de crédito e pagam à vista, mediante a cobrança de um fator de desconto, por vendas que são feitas a prazo.

Normalmente, empresas que não têm recursos financeiros suficientes para se manterem ou capital de giro, recorrem a essa operação.

Dessa maneira, ao invés dessas empresas recorrem às modalidades de crédito que são caras, como empréstimo pessoal ou cartão de crédito, podem optar pelo factoring. 

Ele representa o adiantamento das receitas e garante certa estabilidade ao empresário. Além disso, acaba se tornando uma maneira de alavancar o desenvolvimento dessas empresas.

Como funciona o factoring?

As operações de factoring envolvem três partes no seu processo:

  • Factoring: aquele que compra crédito;
  • Cedente: que cede os seus haveres em troca do adiantamento da quantia;
  • Sacado: indivíduo que fez a compra e deu origem ao crédito.

O seu funcionamento é o seguinte: a empresa de factoring compra as duplicatas relativas às vendas a prazo da empresa cedente lhe pagando os valores à vista, mediante a cobrança de um fator de desconto. 

Entretanto, caso a empresa sacado não pague os títulos dentro do prazo é obrigação da empresa cedente fazer a recompra e o pagamento dos títulos inadimplidos.

A formalização da operação acontece quando a empresa cedente assina o contrato de cessão de títulos com a empresa de factoring.

Assim, a empresa de factoring contratada também se responsabiliza por questões administrativas da empresa cedente, como gerenciar o fluxo de caixa, receber dos compradores e pagar contas.

Vale ressaltar que as empresas de factoring não são instituições financeiras, pois elas apenas adquirem títulos de crédito e ficam responsáveis por controlá-los. 

Dessa maneira, elas não realizam concessão de empréstimos ou fazem desconto de títulos como os bancos.

Qual a origem do factoring?

O factoring surgiu na Europa nos séculos XIV e XV, período no qual um agente mercantil vendia mercadorias que pertenciam a outras pessoas em troca de comissão. 

Assim, ele percorria as colônias oferecendo produtos e era responsável tanto pela proteção deles quanto por receber o pagamento.

Com o tempo, o processo foi evoluindo e chegou da maneira que conhecemos hoje.

factoring e suas vantagens

Qual é a finalidade de praticar factoring?

Praticar factoring pode alavancar as vendas e o negócio de uma empresa, além de administrar melhor os seus recursos.

Ele é uma forma inovadora e estratégica de proporcionar liquidez para as pequenas e médias empresas, que muitas vezes não são contempladas nas suas necessidades de capital pelas instituições financeiras.

Portanto, essas empresas ajudam os pequenos empresários a ter capital de giro e caixa para alavancar as vendas da sua empresa e girar o seu negócio.

Principais tipos de factoring

Agora que você já sabe o que é factoring, confira a seguir os seus principais tipos:

Convencional

A modalidade de factoring convencional é a mais praticada no Brasil e se caracteriza quando a empresa de factoring apenas realiza a compra de títulos de crédito a prazo das empresas cedentes, lhes pagando para isso um valor à vista descontado um fator de compra. 

Ou seja, caracteriza-se apenas pela operação de antecipação de recebíveis.

Maturity

É quando a atividade da fomentadora envolve administrar as contas a receber e todas as cobranças da empresa.

Dessa maneira, a empresa fomentada não precisa se preocupar com as cobranças.

Trustee

Engloba tanto o factoring convencional quanto o maturity. Assim, a empresa de factoring fica responsável pela administração de todas as contas a pagar e receber da empresa fomentada. Ela exerce uma gestão financeira.

Exportação

Duas empresas de factorings precisam estar presentes no processo de exportação de bens ou serviços, uma de cada país. 

Elas defendem os interesses das empresas envolvidas e garantem a rapidez e eficiência do processo.

Matéria-prima

Utilizada por empresas que não têm recursos à vista para pagar os fornecedores que entregam a matéria-prima. 

Nesse tipo de operação, a empresa de factoring compra diretamente do fornecedor da empresa cedente a matéria-prima necessária para a produção das mercadorias e fornece as mesmas à empresa cedente. 

Então a empresa cedente consegue ter os insumos necessários para a produção de suas mercadorias.

Dessa maneira, no momento da entrega desses produtos, as duplicatas referentes a essas vendas são imediatamente cedidas a empresa de factoring como forma de pagamento da matéria-prima previamente adiantada pela empresa de fomento mercantil.

Vantagens do factoring para empresas

Os empresários que optam pela operação de factoring, além de contarem com uma gestão financeira oferecida pelas empresas de factoring, ainda têm as seguintes vantagens:

Fortalecimento do fluxo de capital de giro

O capital de giro da empresa aumenta por causa da antecipação do crédito, assim tem mais facilidade para o pagamento dos gastos e manutenção da empresa.

Mantém as contas em dia

Com o dinheiro em caixa, é possível manter todas as contas da empresa em dia e evitar juros abusivos.

Antecipa os créditos

Utilizando o factoring, as empresas recebem à vista pelas vendas realizadas a prazo, assim ficam com dinheiro no caixa sem precisar de empréstimos.

factoring o que é e como funciona

Transferência das atividades de cobrança

As empresas não terão de se preocupar com a cobrança dos títulos que vierem a não ser pagos por seus clientes, dado que as empresas de factoring se responsabilizam pelas atividades de gerenciamento e cobrança dos títulos inadimplidos.

Tem foco para outros propósitos

Todas as empresas que contratam as operações de factoring, terão mais tempo para se dedicar a outros setores da empresa, como:

  • concentrar os esforços para conquistar mais clientes;
  • tentar fidelizar os antigos consumidores;
  • capacitar o time de colaboradores;
  • intensificar o trabalho do time de vendas;
  • aumentar a produtividade.

Mais facilidade na compra de matéria-prima

Quando uma empresa começa a utilizar uma operação de factoring, pode comprar todo o material à vista, sem precisar retirar do seu caixa. 

Isso porque a empresa de factoring compra suas vendas a prazo e lhe paga à vista fazendo com que a empresa cedente fique com recurso em caixa para a compra das matérias-primas.

Assim, ele pode conseguir preços mais baixos e maiores quantidades, além de melhores condições para a compra.

Conheça a solução de factoring da Optacred e tenha capital de giro para a sua empresa:

Factoring em Campinas
Factoring em São Paulo

Conclusão

Como explicado anteriormente, o factoring é uma ótima opção para as pequenas e médias empresas que precisam de capital de giro, pois ele tem grande agilidade e fluidez em todo o processo.

Além disso, o empresário não precisa se preocupar com a gestão financeira da empresa e tem várias vantagens por utilizar a operação de factoring.

Já conhecia esse tipo de operação financeira? Comente o que achou do nosso artigo e se ele foi útil para você!

Aproveite e acesse o nosso blog para ler mais conteúdos sobre o que é factoring e outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: