Pular para o conteúdo
Início » Como fazer antecipação de duplicatas, quais as suas vantagens e como contabilizar?

Como fazer antecipação de duplicatas, quais as suas vantagens e como contabilizar?

A antecipação de duplicatas é uma linha de crédito voltada para empresas que precisam adiantar o recebimento das vendas. É uma operação muito útil e que colabora com o fluxo de caixa das empresas.

Por exemplo, quando um cliente compra um produto e parcela o pagamento em três vezes, o dono da loja pode levar de 60 até 180 dias dias para receber o valor total da venda. 

Entretanto, ao contratar uma antecipação de recebíveis, ele pode adiantar o recebimento desse valor e conseguir ter o dinheiro em caixa em poucos dias.

Normalmente, as taxas cobradas são menores que as de empréstimos, além de ser uma operação segura, simples e sem burocracias.

Quer saber mais sobre como antecipar recebíveis? Como funciona a antecipação de duplicatas e o desconto de duplicatas online? Como antecipar duplicatas em minutos?

Continue lendo que vamos explicar tudo sobre a antecipação de duplicatas online para você.

Como funciona a antecipação de duplicatas?

O processo de antecipação de duplicatas é relativamente simples, pois a empresa que quer adiantar seus recebíveis cede à empresa de factoring, FIDC ou securitizadora o direito ao crédito.

Para isso, é necessário que a empresa faça emissão de notas de vendas de produtos ou de prestação de serviços, para assegurar que a negociação existiu.

O empresário que quiser fazer a antecipação de duplicatas precisa entrar em contato com uma empresa de factoring, FIDC ou securitizadora que ofereça essa modalidade de crédito.

Com isso, ele saberá o fator de compra que será descontado do valor, o prazo máximo para que o dinheiro esteja disponível na conta e escolherá as parcelas para fazer a antecipação de recebíveis.

Após entrar em contato com esses agentes financeiros, o empresário enviará as notas fiscais relativas às duplicatas que ele deseja fazer a antecipação. 

Então a empresa fomentadora fará uma avaliação do risco da operação e lhe apresentará o fator de desconto que será cobrado para que a empresa cedente receba os valores à vista. 

Estando em concordância com os termos, o empresário assina um termo aditivo ao contrato de cessão de títulos de crédito e a empresa fomentadora faz o depósito dos valores na conta da empresa no mesmo dia útil do envio dos títulos.

Quem pode fazer antecipação de duplicatas?

Todas as empresas que realizam vendas a prazo com a cobrança das mesmas via emissão de duplicatas podem fazer a antecipação de recebíveis, principalmente as pequenas e médias. 

Isso garante o acesso rápido a uma fonte de capital sem a necessidade de criação de uma dívida. 

Além disso, é possível ter o dinheiro à vista das vendas a prazo, que só seria recebido futuramente. Uma ótima alternativa para estabilizar o fluxo de caixa e movimentar o capital de giro.

Assim, a empresa consegue se manter em dia com suas obrigações, bem como fazer os investimentos necessários para o seu negócio.

Documentos necessários para antecipação de duplicatas

Mesmo que a antecipação de duplicatas seja um processo simples e rápido, a empresa precisa providenciar alguns documentos.

Confira quais são a seguir:

Cadastro empresarial

O cadastro na empresa de factoring ou instituição financeira é o primeiro passo para fazer a antecipação de recebíveis.

Mas isso depois de escolher a melhor opção para fazer a antecipação, com as taxas mais baixas e ótimas vantagens. 

Na maioria das vezes, uma empresa de factoring pode ser a melhor opção aos estabelecimentos que possuam valores a receber a prazo, mas precisam de dinheiro em mãos.

Entretanto, o ideal é que você faça uma análise minuciosa e escolha a opção que suprirá as necessidades da sua empresa.

Depois disso, basta enviar os seguintes documentos:

  • o documento de identificação da empresa e dos sócios;
  • o comprovante de endereço dos mesmos;
  • faturamento;
  • contrato social.

Assim, é possível definir o limite, os critérios operacionais e as taxas.

antecipação de duplicatas

Duplicata gerada com NF-e

É necessário também apresentar a Nota Fiscal Eletrônica que comprove legalmente a transação que a empresa fez com o cliente, com o vencimento do título.

Com isso, a segurança de todos os envolvidos na transação estará garantida. 

Confirmação de entrega ou de serviço

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, ainda é preciso apresentar a confirmação de transporte ou serviço, com a assinatura de quem recebeu a entrega.

Assinatura do contrato

Depois que todas as etapas anteriores estiverem finalizadas, é necessário assinar eletronicamente o contrato

Assim, a empresa recebe o recurso da antecipação de recebíveis e pode iniciar os seus projetos na empresa. 

Principais vantagens da antecipação de duplicatas

Agora que você já sabe como funciona a antecipação de recebíveis, os documentos necessários para fazer o processo, as empresas que podem solicitar e como fazer a antecipação de boleto e a antecipação de notas fiscais por meio dela, vamos conferir quais são as principais vantagens:

Fator de desconto

As factorings cobram fatores de desconto mais baratos do que os juros cobrados por instituições financeiras nos financiamentos, cheque especial e empréstimos bancários.

Isso porque a empresa está usando recursos próprios, mas que seriam recebidos no futuro. Sendo assim, não está pedindo dinheiro emprestado.

Mais rapidez, liquidez e liberdade

A antecipação de recebíveis gera mais liquidez para a empresa manter todas as suas contas em dia. O valor que a empresa recebe para antecipar suas contas regulariza o fluxo de caixa do seu negócio e aumenta o capital de giro.

Além disso, o empresário tem total liberdade para a utilização do seu dinheiro e não precisa prestar contas sobre o destino da quantia. Dessa forma, é possível utilizar os recursos financeiros da maneira que julgar conveniente.

Menos dívidas

A antecipação de recebíveis proporciona que a empresa consiga pagar todas as suas contas e, com isso, tenha menos dívidas.

Redução dos riscos

Com a antecipação de duplicatas, a empresa pode reduzir os riscos de inadimplência, ou seja, de não receber por uma venda realizada. 

Dessa forma, gera fluxo de caixa imediato para honrar com seus compromissos.

Finanças mais estruturas

A antecipação de recebíveis possibilita que a empresa financie as suas operações com recursos próprios.

Dessa maneira, o tempo médio de recebimento será reduzido, o que fortalece a estrutura financeira da empresa.

Crescer financeiramente

Com a antecipação de recebíveis, a empresa tem mais liquidez para aproveitar as oportunidades.

Além disso, consegue negociar de maneira mais simples com os fornecedores. Tudo isso proporciona que a empresa cresça financeiramente.

Conheça as vantagens da antecipação de duplicatas através da plataforma digital da Optacred! 

Como a antecipação de duplicatas pode ajudar na gestão de negócios

A antecipação de duplicatas é uma maneira de trabalhar o recurso financeiro da empresa de forma estratégica. 

Para isso, são necessárias ações eficientes que contribuam para que a receita gerada possa ser utilizada para o crescimento do negócio.

A operação pode auxiliar na gestão de negócios e suprir as necessidades de curto e médio prazo, permitindo encontrar o melhor custo-benefício para a empresa.

contabilização antecipação de duplicatas

Vale ressaltar ainda que antecipar as duplicatas proporciona maior previsibilidade para uma gestão mais eficiente. 

Entretanto, para que a antecipação de recebíveis possa ser usada na gestão do negócio, é preciso considerar alguns pontos:

  • Definição dos valores que serão antecipados;
  • Conferência dos títulos que serão antecipados, focando principalmente naqueles que você tem certeza que serão quitados;
  • Análise das taxas do mercado, procurando sempre as mais atrativas para ter uma operação mais vantajosa.

Após analisar todos os pontos mencionados anteriormente, a antecipação de recebíveis pode ser utilizada para contribuir da melhor maneira possível com as necessidades da empresa.

Saiba como contabilizar a antecipação de duplicatas

A contabilidade é fundamental para todas as empresas e o lançamento contábil é uma forma de registro que organiza a situação financeira.

Além disso, é através da contabilidade que a empresa saberá como está a situação financeira, o que deve ser melhorado e onde pode investir mais recursos. Por isso, é importante sempre acompanhar os relatórios contábeis.

Assim como várias outras contas que precisam ser informadas contabilmente, com a antecipação de recebíveis não seria diferente.

Para contabilizá-las, é preciso seguir os seguintes passos:

Registrar as compras e as antecipações feitas

É necessário registrar todas as compras e as antecipações feitas pela empresa, explicitando o cliente, o valor a ser pago, as parcelas e se o produto já foi entregue ou ainda não.

Afinal, todas as transações da empresa precisam ser especificadas para ter uma boa organização financeira.

Conferir os lançamentos

Sempre que possível, é importante conferir os lançamentos e verificar se há erros de contabilidade que precisam ser corrigidos. Assim, evita-se prejuízos financeiros.

Utilizar a tecnologia

Todo o processo de contabilidade tornou-se mais fácil e rápido com o surgimento da tecnologia.

Com isso, é possível preencher as transações diárias em pouco tempo com os sistemas e as planilhas que existem atualmente.

Por isso, as soluções contábeis e as novas tecnologias ajudam na hora de informar os lançamentos e otimizam o tempo.

Que tal gerir com mais facilidade a antecipação de duplicatas através da plataforma digital da Optacred? 

Conclusão

Já deu para perceber que a antecipação de recebíveis é um processo que auxilia no fluxo de caixa da empresa e possibilita investir no seu negócio sem se endividar.

Além disso, é possível financiar projetos estratégicos, cumprir com os compromissos financeiros assumidos, comprar matéria-prima e fazer negociações vantajosas com os fornecedores. 

Afinal, a antecipação de duplicatas possibilita várias oportunidades que podem ser utilizadas para alavancar o seu negócio e contribuir para o crescimento da empresa de maneira geral.

Gostou de saber mais sobre a antecipação de duplicatas? Comente o que achou do nosso artigo e se ele foi útil para você!

Aproveite e acesse o nosso blog para ler mais conteúdos sobre o assunto.

1 comentário em “Como fazer antecipação de duplicatas, quais as suas vantagens e como contabilizar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: