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Duplicatas descontadas: Ativo ou passivo?

No mundo da contabilidade, o tratamento correto das operações financeiras é essencial para garantir uma gestão eficiente e uma tomada de decisão acertada. 

 

Uma das operações que frequentemente gera dúvidas é o desconto de duplicatas. Um questionamento recorrente é: as duplicatas descontadas são classificadas como ativo ou passivo? 

 

Confira no artigo abaixo!

O que é desconto de duplicatas?

O desconto de duplicatas é uma operação financeira que possibilita a uma empresa antecipar o recebimento de suas vendas a prazo, transformando seus títulos a receber (duplicatas) em dinheiro imediato. Em contrapartida, a empresa paga uma taxa ou desconto sobre o valor antecipado, o que contribui para melhorar o fluxo de caixa e assegurar a liquidez necessária para suas atividades diárias.


Saiba como contabilizar o desconto de duplicatas em nosso blog post: Desconto de duplicatas: Como contabilizar

Afinal, é ativo ou passivo?

Duplicatas descontadas são classificadas como passivo, pois a empresa assume uma obrigação futura com a instituição financeira até que as duplicatas sejam pagas.

 

Apesar de receber o valor antecipadamente, o banco ou parceiro financeiro ainda aguarda o pagamento dos clientes, e, se a dívida não for quitada, a empresa pode ser responsabilizada.


Assim, a operação de desconto de duplicatas cria uma responsabilidade registrada como passivo, que só será encerrada quando o pagamento for efetivado.

Como lançar o desconto de duplicata?

O lançamento contábil do desconto de duplicatas segue uma lógica de reconhecimento de passivo. Abaixo está o passo a passo de como essa operação deve ser registrada:

Recebimento do valor da duplicata descontada

Quando a empresa realiza o desconto, ela recebe o valor das duplicatas, menos os juros e taxas cobrados pelo banco. Nesse momento, a empresa faz o lançamento de entrada de dinheiro no caixa ou banco e registra a obrigação (passivo) referente ao compromisso com o banco/parceiro financeiro.

 

  • Débito: Caixa ou Bancos (ativo circulante) — Valor recebido
  • Débito: Despesas Financeiras (despesas) — Valor referente aos juros e taxas
  • Crédito: Duplicatas Descontadas (passivo circulante) — Valor total das duplicatas descontadas

Baixa da duplicata quando o cliente paga

Quando o cliente paga a duplicata diretamente ao banco/parceiro financeiro, a empresa pode dar baixa na obrigação (passivo) registrada.

  • Débito: Duplicatas Descontadas (passivo circulante) — Valor total da duplicata
  • Crédito: Clientes ou Contas a Receber (ativo circulante) — Valor do título pago pelo cliente

Dessa forma, a empresa encerra a obrigação referente à duplicata descontada, pois o banco/parceiro financeiro já recebeu o valor do cliente.

 

O desconto de duplicatas é uma prática eficaz para empresas que precisam antecipar seus recebíveis e obter liquidez. No entanto, é fundamental entender que essa operação envolve o reconhecimento de um passivo. A correta contabilização desse processo é essencial para manter as finanças da empresa em ordem e garantir uma visão clara sobre suas obrigações financeiras.

 

Veja também: Cálculo de antecipação de recebíveis: Excel

Aqui na Optacred, disponibilizamos o desconto de forma rápida e fácil. 

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1 - Cadastro Online

Preencha nosso formulário abaixo com seus dados para que nosso time de análise possa conhecer melhor o seu negócio.

Nuvem de dados

2 - Envio das Notas Fiscais

Com seu cadastro aprovado, você receberá um login e senha para envio das notas fiscais das vendas que deseja antecipar.

Dinheiro na conta para antecipar duplicatas

3 - Dinheiro na conta

Após a aprovação da operação, a Optacred lhe pagará no mesmo dia útil o valor das suas notas fiscais (descontado um pequeno fator da operação).

Garantimos as melhores condições para a sua empresa. Faça hoje mesmo o seu desconto de duplicatas. Entre em contato através do nosso WhatsApp (19)3232-5288.

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