No mundo da contabilidade, o tratamento correto das operações financeiras é essencial para garantir uma gestão eficiente e uma tomada de decisão acertada.
Uma das operações que frequentemente gera dúvidas é o desconto de duplicatas. Um questionamento recorrente é: as duplicatas descontadas são classificadas como ativo ou passivo?
Confira no artigo abaixo!
O que é desconto de duplicatas?
O desconto de duplicatas é uma operação financeira que possibilita a uma empresa antecipar o recebimento de suas vendas a prazo, transformando seus títulos a receber (duplicatas) em dinheiro imediato. Em contrapartida, a empresa paga uma taxa ou desconto sobre o valor antecipado, o que contribui para melhorar o fluxo de caixa e assegurar a liquidez necessária para suas atividades diárias.
Saiba como contabilizar o desconto de duplicatas em nosso blog post: Desconto de duplicatas: Como contabilizar
Afinal, é ativo ou passivo?
Duplicatas descontadas são classificadas como passivo, pois a empresa assume uma obrigação futura com a instituição financeira até que as duplicatas sejam pagas.
Apesar de receber o valor antecipadamente, o banco ou parceiro financeiro ainda aguarda o pagamento dos clientes, e, se a dívida não for quitada, a empresa pode ser responsabilizada.
Assim, a operação de desconto de duplicatas cria uma responsabilidade registrada como passivo, que só será encerrada quando o pagamento for efetivado.
Como lançar o desconto de duplicata?
O lançamento contábil do desconto de duplicatas segue uma lógica de reconhecimento de passivo. Abaixo está o passo a passo de como essa operação deve ser registrada:
Recebimento do valor da duplicata descontada
Quando a empresa realiza o desconto, ela recebe o valor das duplicatas, menos os juros e taxas cobrados pelo banco. Nesse momento, a empresa faz o lançamento de entrada de dinheiro no caixa ou banco e registra a obrigação (passivo) referente ao compromisso com o banco/parceiro financeiro.
- Débito: Caixa ou Bancos (ativo circulante) — Valor recebido
- Débito: Despesas Financeiras (despesas) — Valor referente aos juros e taxas
- Crédito: Duplicatas Descontadas (passivo circulante) — Valor total das duplicatas descontadas
Baixa da duplicata quando o cliente paga
Quando o cliente paga a duplicata diretamente ao banco/parceiro financeiro, a empresa pode dar baixa na obrigação (passivo) registrada.
- Débito: Duplicatas Descontadas (passivo circulante) — Valor total da duplicata
- Crédito: Clientes ou Contas a Receber (ativo circulante) — Valor do título pago pelo cliente
Dessa forma, a empresa encerra a obrigação referente à duplicata descontada, pois o banco/parceiro financeiro já recebeu o valor do cliente.
O desconto de duplicatas é uma prática eficaz para empresas que precisam antecipar seus recebíveis e obter liquidez. No entanto, é fundamental entender que essa operação envolve o reconhecimento de um passivo. A correta contabilização desse processo é essencial para manter as finanças da empresa em ordem e garantir uma visão clara sobre suas obrigações financeiras.
Veja também: Cálculo de antecipação de recebíveis: Excel
Aqui na Optacred, disponibilizamos o desconto de forma rápida e fácil.
1 - Cadastro Online
Preencha nosso formulário abaixo com seus dados para que nosso time de análise possa conhecer melhor o seu negócio.
2 - Envio das Notas Fiscais
Com seu cadastro aprovado, você receberá um login e senha para envio das notas fiscais das vendas que deseja antecipar.
3 - Dinheiro na conta
Após a aprovação da operação, a Optacred lhe pagará no mesmo dia útil o valor das suas notas fiscais (descontado um pequeno fator da operação).
Garantimos as melhores condições para a sua empresa. Faça hoje mesmo o seu desconto de duplicatas. Entre em contato através do nosso WhatsApp (19)3232-5288.
Artigos Relacionados:
- Como fazer antecipação de duplicatas,… A antecipação de duplicatas é uma linha de crédito voltada para empresas que precisam adiantar o recebimento das vendas. É…
- Cálculo de antecipação de recebíveis: Excel Se você é um empreendedor que já se viu na necessidade de antecipar recebíveis para melhorar o fluxo de caixa da sua…
- Desconto de duplicatas: Como contabilizar Gerenciar o fluxo de caixa é essencial para a sustentabilidade financeira de uma empresa. No Brasil, uma prática comum para…